Isso soa tão óbvio que mal vale dizer, mas escolher o produto "certo" para vender é absolutamente essencial para o sucesso de criar loja virtual.
No entanto, por "certo" eu não estou falando de qualidade - você deve, obviamente, evitar vender tat - estou falando sobre a "singularidade" do seu produto.
Isso ocorre porque, quando você configura uma loja on-line, está concorrendo com um grande número de sites extremamente populares que vendem tudo sob o sol: pense nas Amazonas e nos Ebays deste mundo para ter uma ideia do nível da concorrência.
Geralmente, você vai ter dificuldade em migrar produtos se estiver simplesmente vendendo coisas que já estão amplamente disponíveis nesses tipos de sites.
Para administrar uma loja on-line bem-sucedida, o que você precisa fazer é "encontrar o seu nicho" - identificar um produto que não está sendo vendido por todos os varejistas on - line, mas para o qual há demanda suficiente para sustentar um o negócio.
Por exemplo, em vez de vender uma guitarra comumente disponível na Amazon, você pode considerar vender um instrumento que seja difícil de encontrar on-line, mas para o qual você sabe que há uma forte demanda.
As ferramentas de pesquisa de palavras-chave permitem que você descubra quantas pesquisas por mês são realizadas para várias palavras-chave. Por exemplo, pode-se dizer que há 246.000 pesquisas por mês para o termo de pesquisa 'comprar violão' e apenas 1.600 para 'comprar ukulele'.
Isso pode fazer você pensar “whoa, há um mercado muito maior para guitarras, eu vou vender guitarras”, mas pare aí: pense no número de lojas de guitarra com as quais você estará competindo. Os números que a ferramenta de palavras-chave nos deu dizem que os cavaquinhos são definitivamente muito mais um produto de nicho, mas um com um número decente de pessoas interessadas em comprá-los.
A questão é se já existem muitos varejistas que vendem esse produto de nicho: as pessoas já podem ter superado você nesse nicho. Para descobrir, agora você precisa olhar para 'dificuldade de palavra-chave' - esta é uma pontuação dada por ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Quanto maior a pontuação de dificuldade da palavra-chave, mais difícil será classificar as pesquisas por esse nome de produto.
Também é uma boa ideia realizar algumas pesquisas no Google para ver quantas lojas especializadas em vender ukuleles on-line já estão por aí. Se você achar que já existem muitas lojas de ukulele on-line muito populares, pode ser hora de pensar em vender um produto diferente. Mas se há claramente apenas uma ou duas lojas online flagelando ukuleles ... bem, talvez seja hora de pensar em entrar no negócio de venda de ukulele.
Este é um exemplo bastante básico; você pode ir muito mais longe com nichos. Você pode encontrar durante a sua pesquisa que há um monte de vendedores de ukulele por aí, mas não muitos vendedores ukulele de soprano ... você começa a idéia.
O truque é geralmente encontrar produtos para os quais existe um nível de demanda razoavelmente forte, mas com relativamente poucas lojas online vendendo-as.
Existem duas opções principais disponíveis quando se trata de adquirir estoque: comprá-lo de um fornecedor e revendê-lo, ou dropshipping .
A vantagem da primeira opção - comprá-lo de um fornecedor que você conhece - é que você pode ver a qualidade do estoque em primeira mão, garantir que ele seja produzido eticamente e criar um bom relacionamento com seu fornecedor. A desvantagem é que você precisará de algum dinheiro para investir na compra de ações que você nunca poderá acabar vendendo .
A segunda opção é o dropship. A dropshipping é um método de preenchimento em que você não guarda o que está vendendo em estoque . A principal vantagem desse método de suprimento de estoque é que nenhum investimento inicial é necessário; A desvantagem é que dropshipping é uma área bastante competitiva e você vai acabar vendendo produtos que também são comercializados por muitos comerciantes concorrentes.
A maioria das principais plataformas de e-commerce oferece complementos / integrações que permitem localizar e distribuir mercadorias produzidas de uma ampla gama de fornecedores. Aplicativos populares incluem o Oberlo for Shopify e o Alibaba for Bigcommerce .
Se você estiver interessado em dropshipping, você pode encontrar o webinar gratuito do Shopify sobre o assunto .
Depois de identificar seu nicho de produto e mercado, e saber de onde você está obtendo seu estoque, é hora de pensar em criar loja virtual.
Você poderia contratar uma agência ou um freelancer para projetar sua loja para você, mas se você seguir esse caminho, certifique-se de implementar uma solução que permita gerenciar sua loja sem eles depois de ativá-la - ou seja, eles precisam fornecer acesso para um "sistema de gerenciamento de conteúdo" que permite editar seu site facilmente e adicionar / remover produtos. Isso significa que, depois que sua loja for ativada, você não precisará pagar a um webmaster ou desenvolvedor para fazer isso todas as vezes.