Muitas pessoas acreditam que "quanto mais, melhor" quando se trata de adicionar novas páginas em um site, sem pensar em como isso pode afetar as páginas que já estão no site, mas a Agência de Site Guarulhos está aqui para te mostrar que não é bem assim na pratica. John Mueller abordou isso no recente Reddit AMA e mencionou especificamente que às vezes acrescentar páginas adicionais pode não ser a melhor abordagem, dependendo da motivação, pois isso pode afetar o valor geral. Isso é algo que o Google normalmente não aborda diretamente, além do aspecto de qualidade de adicionar páginas e garantir que todas as páginas tenham alta qualidade e agreguem valor ao site geral. Eles geralmente não falam sobre o seu papel em diluir ou reduzir o valor do que já está lá.
Ao adicionar novas páginas a um site, Mueller diz que elas não serão classificadas miraculosamente tão bem quanto as páginas atuais do site. Isso não é uma surpresa, afinal, muitas dessas páginas têm links apontando para elas, tanto internas quanto externas, algo que essas novas páginas não terão imediatamente. Mas ele menciona o conceito de valor e como a adição de novas páginas pode espalhar o valor entre as páginas novas e antigas, o que resulta em todas as páginas ficando "um pouco menos".
Isso não significa que essas páginas não serão classificadas ou não podem ser classificadas. Como Mueller observa, “se você acha que precisa de páginas para vender melhor seus produtos / serviços, faça-os”. E isso não seria visto como perda de valor se fossem páginas de alta qualidade. Mas os webmasters devem decidir por que estão adicionando essas páginas. É para adicionar novas páginas ao Google ou porque os visitantes do site encontrarão valor nessas páginas e desejam visitá-las? Se é o primeiro, você pode querer repensar essa estratégia.
Muitos proprietários de sites sentem a necessidade de adicionar páginas com o único propósito de adicionar mais páginas ao Google, mesmo que essas páginas não tenham a melhor qualidade ou até mesmo páginas que os visitantes gostariam de visitar, sem pensar no impacto geral dessas novas páginas . E até mesmo sites pequenos podem ter um desempenho muito bom em sites muito maiores, portanto, mais páginas não são um requisito para se classificar bem no Google ou para classificar mais palavras-chave. O Google não tem nenhum problema em classificar uma única página para um grande número de palavras-chave ou uma variedade de palavras-chave, se a página for de alta qualidade e tiver valor para os pesquisadores.
Tudo se resume a um mantra muitas vezes repetido do Google - criar conteúdo para usuários, não para o Google. E os proprietários de sites precisarão considerar “um pouco menos” em sua estratégia geral da mesma forma que a Agência de Site Guarulhos aborda. Se essas páginas não estiverem sendo criadas apenas para o valor do usuário.