Blog

O Dicionário de Desenvolvimento Web

O Dicionário de Desenvolvimento Web

Com muitos de nós costumávamos estar no lado do usuário final do desenvolvimento web, algumas dessas palavras podem parecer que são uma linguagem diferente. Para evitar a sobrecarga de informações, compilamos uma lista que apenas arranha a superfície do que está envolvido no desenvolvimento web.
 

Confira abaixo uma lista de termos específicos do desenvolvimento web

 
Linguagem de programação
Tal como acontece com os idiomas falados, uma linguagem de programação é projetada para ajudar os seres humanos e as máquinas a se comunicar. Cada idioma tem seus pontos fortes e é usado para um determinado tipo de desenvolvimento de software - alguns são melhores para aplicativos de desktop, enquanto outros são mais adequados para s.
 
API
O acrônimo de Application Programming Interface. As APIs permitem que os programas conversem entre si, independentemente da linguagem de programação em que foram criados. Por exemplo, o aplicativo de câmera de um celular pode usar a API de hardware do telefone para solicitar a localização atual e, em seguida, usar a API do Facebook para carregar a foto e marcá-la com a localização.
 
AJAX
JavaScript assíncrono e XML é uma técnica que permite que os navegadores se comuniquem com os servidores da Web em segundo plano, sem a necessidade de recarregar a página da Web. Isso levou ao desenvolvimento de s e aplicações web mais sofisticados. Por exemplo, o recurso de sugestões do Google auto-completa sua pesquisa conforme você digita.
 
Arquitetura de aplicativos
Isso descreve a estrutura do código dentro de um aplicativo. As boas aplicações têm uma estrutura bem definida dividida em diferentes camadas. Por exemplo, os aplicativos da Web normalmente possuem camadas de apresentação, lógica e armazenamento de dados.
 
Application Stack
Isso se refere à combinação de sistema operacional, linguagem de programação, software de servidor e banco de dados usado para criar uma aplicação web. Embora existam centenas de combinações possíveis, existem várias pilhas comuns que funcionam bem. Exemplos de configuração do servidor web incluem uma pilha Microsoft de Windows, IIS, .Net e MSSQL e uma pilha de código aberto composta por Linux, Apache, PHP e MySQL (denominado LAMP).
 
Estrutura
Uma plataforma reutilizável ou esqueleto usado para desenvolver aplicações. Frameworks fornece aos programadores ferramentas para realizar tarefas comuns, como acessar bancos de dados ou exibir gráficos, então eles não precisam escrever tudo a partir do zero.
 
AQUI
A abreviatura do Integrated Development Environment - é o software usado pelos programadores para criar aplicativos. A escolha certa pode economizar muito tempo.
 
Base de dados
Uma coleção estruturada de dados armazenados em discos. Normalmente, um banco de dados consiste em uma coleção de tabelas vinculadas, semelhante a folhas em uma planilha. Ele também inclui uma interface para consultar os dados, que recupera um determinado conjunto de dados do banco de dados.
 
Servidor web
Aqui é onde os s vivem. Um servidor web é simplesmente um software que é usado para hospedar aplicativos da web e entregar conteúdo para navegadores da web. Cerca de dois terços de todos os s são executados em um servidor web de código aberto chamado Apache.
 
Servidor virtual
De volta aos velhos tempos (há 10 anos), um servidor normalmente seria um poderoso computador executando um sistema operacional do servidor. Atualmente, a virtualização significa que o hardware físico está separado do sistema operacional e muitas instâncias de servidor diferentes podem ser executadas simultaneamente no mesmo hardware. Isso facilita a escala de aplicativos, adicionando mais recursos de servidor e oferece maior disponibilidade, removendo um único ponto de falha.
 
Servidor em nuvem
Este termo é amplamente utilizado no mundo da tecnologia e pode ser aplicado a muitas coisas diferentes. Geralmente, porém, ele se refere a um serviço hospedado na Internet que fornece algumas funcionalidades para aplicativos. Isso geralmente inclui coisas como armazenamento de arquivos, e-mail ou sincronização de dados. Um exemplo de um popular serviço na nuvem é Dropbox.
 
Teste
Para detectar e corrigir falhas e erros de software, precisamos investir tempo na escrita e testar nosso código e aplicativos. Os testes não apenas avaliam se um aplicativo se comporta como esperado em várias situações, mas também analisa o desempenho quando as centenas de usuários concorrentes acessam.
 
Desenvolvimento de software ágil
Em vez de passar meses ou anos desenvolvendo um sistema, o método ágil rompe o processo de desenvolvimento em uma série de quais são comumente conhecidos como sprints curtos. Esta abordagem permite aos desenvolvedores fornecer atualizações contínuas ou novas funções aos usuários finais, permitindo que eles recebam comentários ao longo do processo e ajudem a evitar falhas em larga escala em programas de desenvolvimento de sistemas que duraram muito tempo
.
Integração contínua
Quando uma equipe de desenvolvedores trabalha no mesmo projeto, a integração contínua refere-se à prática de combinar freqüentemente as mudanças que eles fazem para evitar conflitos no código em que estão trabalhando. Para isso, ferramentas como o controle de versão são cruciais. O objetivo é automatizar o processo de teste e comprometimento do código, construindo o aplicativo e se tudo passa os testes, implantando o aplicativo.