Com a crescente proliferação de dispositivos capazes de acessar a internet, a fragmentação em tamanhos de tela e o aumento rápido de pessoas acessando a web através de um dispositivo móvel, o processo de criação e construção de s mudou fundamentalmente.
Em 2012, o número de PCs vendidas diminuiu em relação ao ano anterior, a penetração do telefone inteligente foi de 58% e deverá crescer para 78% até 2016 e, apesar da desaceleração das vendas do iPad, o número de tablets vendidos no Reino Unido tem aumentou 40% apenas no ano passado. A fim de fornecer uma experiência web útil e funcional sem ter que criar uma versão de um para cada tipo de dispositivo, é por isso que o web design responsivo evoluiu ao longo dos últimos anos.
O web design responsivo efetivamente é um processo que permite projetar um uma vez que funcionará em centenas de diferentes tipos de tela, adaptando o conteúdo para o formato do dispositivo e criando uma experiência amigável para o usuário.
Na prática, isso consiste em usar uma mistura de layouts flexíveis, imagens e consultas CSS que adapte o para resolução, tamanho de imagem e código com base nos dispositivos de troca de usuários de um PC para um tablet ou telefone celular.
Essa capacidade de responder automaticamente não só significa que a necessidade de redesenho para cada novo dispositivo no mercado é eliminada, mas também, dependendo da natureza do seu negócio, pode reduzir significativamente a quantidade de aplicativos que você pode produzir e permitir que você concentre recursos nas plataformas que são fundamentais para o negócio, permitindo que você forneça uma boa experiência de usuário a todos.