Blog

Processo de Desenvolvimento Web

Processo de Desenvolvimento Web

Guarulhos Sites é uma empresa de desenvolvimento web centrada no cliente em todo o estado de São Paulo. Nosso principal foco é garantir o envolvimento completo do cliente e atender às suas exigências em cada etapa do processo de desenvolvimento do site. Oferecemos também um serviço contínuo de suporte e manutenção
Aqui está uma representação do processo de desenvolvimento e design do nosso site, desde idéação até o produto final:
 

Fase 1: Recolha de informações

Fase 1: Recolha de informações

O primeiro passo na concepção de um site bem sucedido é reunir informações. Muitas coisas precisam ser levadas em consideração quando a aparência do seu site é criada.

Este primeiro passo é realmente o mais importante, pois envolve uma compreensão sólida da empresa para a qual foi criada. Isso envolve uma boa compreensão de você - quais são seus objetivos e sonhos de negócios e como a web pode ser utilizada para ajudá-lo a alcançar esses objetivos.

É importante que o seu web designer comece fazendo muitas perguntas para ajudá-los a entender seu negócio e suas necessidades em um site.
 

Fase Dois: Planejamento

Fase Dois: Planejamento

Usando as informações coletadas da primeira fase, é hora de elaborar um plano para o seu site. Este é o ponto em que um mapa do site é desenvolvido.

O mapa do site é uma lista de todas as principais áreas temáticas do site, bem como sub-tópicos, se aplicável. Isso serve como um guia sobre o conteúdo que será no site e é essencial para o desenvolvimento de um sistema de navegação consistente e fácil de entender. O usuário final do site - como seu cliente - deve ser mantido em mente ao projetar seu site. Estas são, afinal, as pessoas que estarão aprendendo sobre seu serviço ou comprando seu produto. Uma boa interface de usuário cria um site fácil de navegar e é a base para isso.

Durante a fase de planejamento, seu web designer também irá ajudá-lo a decidir quais tecnologias devem ser implementadas. 
 

Fase Três: Design

Fase Três: Design

Com base nas informações coletadas até este ponto, é hora de determinar a aparência do seu site.

O público-alvo é um dos principais fatores considerados. Um site destinado a adolescentes, por exemplo, parecerá muito diferente de um para uma instituição financeira. Como parte da fase de projeto, também é importante incorporar elementos como o logotipo da empresa ou cores para ajudar a fortalecer a identidade da sua empresa no site.

De qualquer forma, seu designer deve permitir que você visualize seu projeto ao longo dos estágios de design e desenvolvimento. O motivo mais importante para isso é que você dá a oportunidade de expressar seus gostos e desgostos no design do site.

Nesta fase, a comunicação entre você e seu designer é crucial para garantir que o site final corresponda às suas necessidades e gostos. É importante que você trabalhe em estreita colaboração com seu designer, trocando idéias, até chegar ao projeto final para o seu site.

Então o desenvolvimento pode começar ...
 

Fase 4: Desenvolvimento Web

Fase 4: Desenvolvimento Web

O estágio de desenvolvimento web é o ponto onde o próprio site é criado. Neste momento, seu web designer irá tirar todos os elementos gráficos individuais do protótipo e usá-los para criar o site real e funcional.

Isso geralmente é feito pelo primeiro desenvolvimento da página inicial, seguido por um "shell" para as páginas internas. O shell serve como um modelo para as páginas de conteúdo do seu site, pois contém a principal estrutura de navegação para o site. Uma vez que o shell tenha sido criado, seu designer tomará seu conteúdo e distribui-lo em todo o site, nas áreas apropriadas.

Todo esse tempo, seu designer deve continuar a disponibilizar seu site em andamento para visualização, para que você possa sugerir quaisquer alterações ou correções adicionais que você gostaria de ter feito.
 

Fase Cinco: Teste e Entrega

Fase Cinco: Teste e Entrega

Neste ponto, seu web designer atenderá aos detalhes finais e avaliará seu site. Eles testarão coisas como a funcionalidade completa de formulários ou outros scripts, bem como o último teste para problemas de compatibilidade de última hora (ver diferenças entre diferentes navegadores da Web), garantindo que o seu site seja otimizado para ser visualizado corretamente nas versões mais recentes do navegador .

Um bom web designer é aquele que é bem versado em padrões atuais para o desenvolvimento e desenvolvimento de sites. As tecnologias básicas atualmente utilizadas são HTML e CSS (Cascading Style Sheets). Como parte do teste, seu designer deve verificar para garantir que todo o código escrito para o seu site seja validado. O código válido significa que o seu site atende aos padrões atuais de desenvolvimento da Web - isso é útil ao verificar problemas, como a compatibilidade entre navegadores, como mencionado acima.

Uma vez que você dá sua aprovação final de web designer, é hora de entregar o site. O site deve ser colocado em uma última execução. Isso é apenas preventivo, para confirmar que todos os arquivos foram carregados corretamente e que o site continua a ser totalmente funcional.
 

Fase seis: Manutenção

Fase seis: Manutenção

O desenvolvimento do seu site não está necessariamente acabado. Uma maneira de trazer visitantes repetidos para o seu site é oferecer novos conteúdos ou produtos regularmente. A maioria dos web designers ficará mais do que feliz em continuar trabalhando em conjunto com você, para atualizar as informações em seu site. Muitos designers oferecem pacotes de manutenção a taxas reduzidas, com base em quantas vezes você antecipa fazer alterações ou adições em seu site.

Um site conduzido por um CMS oferece a possibilidade de editar as áreas de conteúdo do site. Você tem acesso a uma área administrativa. Você poderá editar o conteúdo existente desta forma, ou se você se sentir mais aventureiro, pode até adicionar novas páginas e conteúdo.

É realmente importante para você, na medida em que você se sente confortável ao atualizar seu próprio site. Algumas pessoas preferem ter todo o controle para que eles possam fazer atualizações em seu próprio site no momento em que decidem fazê-lo. Outros preferem distribuir completamente o site, pois eles têm tarefas suficientes em mãos que são mais importantes para eles serem direcionados diretamente.

É aí que a ajuda do seu web designer vem mais uma vez, pois eles podem assumir a manutenção do site para você - uma coisa menos para você fazer é sempre uma coisa boa nestes tempos agitados!
 

Você está pronto para projetar (ou re-design) seu site?


Seu web designer deve trabalhar em estreita colaboração com você em um processo muito semelhante a este. Uma boa relação de trabalho com o seu designer, incluindo uma linha aberta de comunicação, é importante para garantir que eles estejam criando um site bem sucedido que ajudará seu negócio a crescer.
 

Se você estiver no mercado de um site novo ou atualizado, não hesite em contactar-me - Eu adoraria saber de você!

x

Olá
Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp